quarta-feira, 4 de novembro de 2009

28 de Outubro, Palmas, 19h

A herança da Nouvelle Vague na produção cinematográfica francesa atual e mais especificamente na de Serge Bozon foi o principal tema em pauta durante a coletiva de imprensa desta tarde, quarta-feira, em Palmas, Tocantins. O cineasta francês afirmou que apesar da influência russa e americana em sua obra, o conceito da Nouvelle Vague é moderno e a França continua na vanguarda do cinema. Quando perguntado sobre a atualidade do diretor Jean-Luc Godar, referência deste movimento, Serge já muda de opinião. Ele disse que Godard é moderno mesmo estando seu cinema em declínio. "Conheço pouquíssimos diretores com, ou perto de 80 anos, que ainda fazem bons filmes. Um deles é o português Manoel de Oliveira que tem fôlego e visão de um jovem". Ele contou ainda que a França realiza em média 200 filmes por ano e os oito diretores participantes da Mostra têm muito respeito por este movimento cinematográfico que revolucionou a forma de fazer cinema nos anos 60.

Outra questão abordada pelos jornalistas foi o tratamento que Serge deu a guerra em seu filme. "A França tem cenas de violência, mas procurei ver a questão de outra forma. O que o filme mostra não é uma agressão física. Mas um meio de fazer o público pensar e quem sabe gerar uma transformação interna nos espectadores", explica. Ele deixou claro para a imprensa que não faz filmes de propaganda e que é contra os que são feitos para passarem uma mensagem. Irônico, brincou com os jornalistas. "Quando eu quero mandar uma mensagem para alguém eu vou ao correio ou envio um e-mail".

Brigitte Veyne, que também participou da coletiva, contou que o Ano da França no Brasil teve 600 projetos chancelados pela Embaixada francesa e 50 deles na área de audiovisual da qual é responsável. Quando perguntada sobre a escolha de Tocantins para celebrar a Mostra, ela lembrou que um dos objetivos desse evento é difundir fora do eixo Rio-São Paulo a cultura e a cinematografia francesa.

Amanhã, às 19h será exibido o filme de Serge Bozon, A França no Cine SESC Palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário